SOBRE

HISTÓRICO DA REDE DE LIVING LABS DO BRASIL

A Rede de Living Labs do Brasil teve sua origem em outubro de 2023 como resposta aos desafios crescentes enfrentados pela sociedade brasileira e à necessidade de unificar os esforços dos living labs nacionais que atuavam de forma individualizada e isolada em diversas áreas e setores.

Entende-se que a percepção da importância do trabalho em rede visa promover o conceito de living labs no país, fomentando a colaboração entre esses laboratórios, o governo, instituições privadas, academia e a sociedade, além de promover oportunidades de financiamento, buscar soluções inovadoras, trocar conhecimento e formar parcerias estratégicas.

Inspirada pela European Network of Living Labs (ENoLL), reconhecida internacionalmente, a Rede nasceu com o propósito de fortalecer a inovação e o desenvolvimento sustentável em todo o território nacional, executando projetos em diversas áreas, seguindo os preceitos de inovação aberta e cocriação.

Os esforços iniciais ocorreram a partir do Encontro Nacional de Living Labs, anteriormente denominado Encontro de Urban Living Labs do Brasil, em sua segunda edição, realizada em Recife em 2023. Este evento reuniu uma variedade de laboratórios vivos de diferentes setores e regiões brasileiras, evidenciando a diversidade de desafios enfrentados por esses espaços de inovação, o que culminou na percepção de uma necessidade e na oportunidade de estabelecer uma estrutura colaborativa e de cooperação.

Desde então, a Rede tem crescido vigorosamente, contando com mais de 20 laboratórios vivos parceiros em todo o território nacional até fevereiro de 2024, tendo como objetivo primordial de solidificar-se como uma referência nacional e internacional em inovação aberta e colaborativa, promovendo sinergia entre os setores público, privado, acadêmico e a sociedade civil.

Através de suas ações, a Rede de Living Labs do Brasil busca impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios contemporâneos, proporcionando um ambiente propício para a experimentação e implementação de projetos, em consonância com as demandas sociais e ambientais em constante evolução.